domingo, 25 de março de 2012

Romeu e Julieta - Varinha Mágica


Esse experimento faz parte da Coleção "Romeu e Julieta: uma paixão científica". Ele é o terceiro da sequência do mago na cena “A Festa” e consiste em um bastão de vidro que acende a chama de uma tocha ao tocá-la. A explicação desse experimento não está presente no texto da peça, ela é apenas utilizada como um efeito especial na demonstração do experimento das bolhas explosivas.   
Dominar o fogo foi uma das maiores conquistas da espécie humana há cerca de 500 mil anos a.C. Historiadores acreditam que as primeiras chamas produzidas pelo homem surgiram do atrito entre dois pedaços de madeira seca e posteriormente por faíscas geradas do choque entre duas pedras. Nesses dois casos era necessário atritar materiais. Os métodos mais utilizados nos dias de hoje também dependem do atrito ou de uma descarga elétrica.
Você seria capaz de produzir fogo sem utilizar nenhum desses artifícios? De maneira assim... Mágica?

Materiais necessários
·       1 bastão de vidro
·       1 bandeja plástica
·       2 tampinhas de garrafa de PET
·       2 pontinhas de espátula de permanganato de potássio (KMnO4)
·       Cerca de 10 mL de ácido sulfúrico concentrado (H2SO4)
·       Um pedaço de papel alumínio
·       Um pedaço de madeira ou cano de pvc
·       Uma espátula

O que acontece?
A tocha se acende quando o mago bate a varinha nele.

 Por que isso acontece?
     A reação química que ocorre quando misturamos ácido sulfúrico e permanganato de potássio pode ser representada pela equação:

6 KMnO4(s) + 9 H2SO4(aq) → 6 MnSO4(aq) + 3 K2SO4(aq) + 9 H2O(l) + 5 O3(g)

A energia liberada da reação é tão grande que podem até ocorrer pequenas explosões que produzem centelhas que acendem a chama do algodão embebido em álcool. Mesmo quando não há produção de centelhas, o calor gerado com a reação é suficientemente grande para fazer com que o álcool que está no algodão da tocha entre em combustão.
 

Um comentário:

  1. . Porque o ácido sulfúrico ativa a ação oxidante do permanganato?

    ResponderExcluir